Cura do Paralítico

Jo 5, 1-16

"Por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Lá existe, junto à Porta das Ovelhas, uma piscina chamada Bethsaida (casa de misericórdia), com cinco pórticos, sob os quais, deitados pelo chão, numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam esperando o movimento da água. Porque o Anjo do Senhor descia, de vez em quando, à piscina e agitava a água; o primeiro que aí entrasse, depois que a água fora agitada, ficava curado, qualquer que fosse a doença."

Hoje os grandes teólogos estão preocupados em provar os milagres de Jesus. Querem saber se Ele fez milagre, ou não, se o Anjo desceu, ou não, a ponto de se esquecerem da essência daquilo que Jesus quis falar aos fariseus.

A verdade é que não existia nenhum Anjo agitando aquela água. O quinto pórtico da piscina dava para um lugar por onde a água passava quando a maré subia, por isto a água da piscina se movimentava. Esta era a verdade e Jesus não estava preocupado com aquilo, porque o que Ele sempre falou foi: "A tua fé te curou!"

Existem teólogos que dizem que a água borbulhava no fundo da terra e era medicinal e quando soltava aquela bolha, por motivos vulcânicos que não entendemos, vinha com um ativo químico que realmente curava os enfermos.

A fé ali era como a das pessoas curadas em Lourdes: tomam banho na piscina e saem curadas. A água não cura ninguém, quem cura é Deus, pela fé da pessoa.

"Encontrava-se aí um certo homem, doente havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que já estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: 'Queres ficar curado?'. O enfermo respondeu: 'Senhor, não tenho quem me jogue na piscina, quando a água é agitada, ao chegar, outro já desceu antes de mim.' Disse-lhe Jesus: 'Levanta-te, toma o teu leito e anda'. Imediatamente o homem ficou curado. Tomou o seu leito e se pôs a andar. Ora, esse dia era um sábado. Os Judeus, por isso, disseram ao homem curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar teu leito'. Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou, disse: 'Toma o teu leito e anda '. Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Toma o teu leito e anda?'. Mas o homem curado não sabia quem fora, pois Jesus afastara-se da multidão que se achava naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!' O homem saiu e informou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. Por isso os judeus perseguiam Jesus: porque fazia tais coisas no sábado."

Esses judeus eram os fariseus.

Jesus viu a insistência daquele homem. A nossa vida é assim. Vivemos de teimosos. O ser humano procura, tenta, peca, cai, levanta, passa por situações conflitantes, por dificuldades. Esta é a nossa vida!

O evangelista mencionou o tempo de trinta e oito anos, porque esta era a idade racional para os fariseus, aquela em que se produz e dá uma finalidade à própria vida. A obrigação do fariseu era tomar conta do Templo, das leis. Aos trinta e oito anos ele se libertava disso. Poderia fazer qualquer outra coisa, mas já não teria maiores responsabilidades diante da vida. Aposentava-se. Era a aposentadoria da lei.

Este homem, aposentado, esperando à beira da piscina somos nós, a humanidade esperando a graça de Deus chegar para nos ajudar.

O leito, ou cama, mencionado era uma padiola, com uma vara comprida de cada lado, usada para transporte, com quatro pernas.

A questão do sábado é porque Jesus quis mexer com os fariseus, que brigaram com Ele não porque curou o homem, mas por o ter mandado pegar a cama e andar. Parece ser uma incoerência, mas não é.

Vamos entender o seguinte: temos os sentidos da visão, audição, paladar, olfato e o tato. A pessoa surda, muda, cega ou que não sente cheiro consegue andar, mas se não tiver o tato fica difícil, terá muita dificuldade em andar.

A cama de quatro pernas, daquele homem, significava aquilo com o qual ele conseguia andar: ele tinha a visão, audição, paladar e olfato. Por isso Jesus lhe disse: "Levanta-te, toma o teu leito e anda!", quer dizer, toma, usa! Você acha que está fraco, que está aposentado por causa disso? Não, toma aquilo que você tem e anda, pois com a visão, o olfato, a audição e o paladar você pode andar!

Olha a astúcia de Jesus: Você toma a sua visão, sua audição, seu paladar e olfato e anda. Toma o seu leito, o seu caminho, e anda. Deixa as coisas para trás.

E a piscina tinha quatro pórticos mais um. O quinto pórtico dividia o quadrilátero em dois tanques, onde se juntava a água, usada depois no Templo. Ao lado desses dois reservatórios havia outros menores, ligados a um santuário pagão de curas.

O tato, sentido através do qual se percebe as sensações mecânicas, dolorosas, térmicas do contato, sem o qual é difícil caminhar, está no quinto pórtico. Este representa, portanto, o tato. É nada mais, nada menos do que aquilo que se tem em espírito e razão. Temos de caminhar na visão, na audição, no paladar, no olfato entre espírito e razão.

Quando Jesus tocou no assunto do tato, estava falando o seguinte: tome tudo isso e aprenda com o tato sobre a sua espiritualidade e a sua racionalidade. É assim que você precisa caminhar.

Jesus está nos dando uma aula de como devemos enfrentar o mundo. Não estamos aposentados de nada. Deus não nos aposenta. Ele está sempre nos dando trabalho; está sempre dizendo: "Toma o teu leito e anda". Toma esses sentidos que tem e anda! No tato, só depois que você caminhar é que saberá o que fazer. É em cima da sua racionalidade e da sua espiritualidade que você saberá o que fazer.

Pouco antes de Sua prisão, Jesus falou: "Cuidado com o fermento dos fariseus".

Não vamos esperar que Deus faça por nós. Quando dizemos: entreguei a Deus, entregamos coisa alguma. Deus não vai fazer a nossa parte. Vamos tentar fazer o que é preciso, e deixemos para Ele aquilo que não conseguirmos fazer. O nosso caminhar, consciente daquilo que a nossa racionalidade e espiritualidade podem nos proporcionar, é que vai nos ajudar a fazer o que Deus espera de nós.

Não fiquemos "trinta e oito anos" à beira da piscina, esperando Deus nos "pegar no colo" e nos colocar lá dentro. Não vamos esperar o anjo vir e movimentar a água. Deus quer que andemos. O tato nos ensinará a andar com a nossa racionalidade aliada à espiritualidade, usando os nossos sentidos. Fé e razão caminhando juntas. E assim dirigimos nossa vida, conforme a vontade de Deus.

O entendimento do que é o tato é, portanto, muito simples. Basta sentir o que a vida nos oferece e, se pedirmos a Deus para nos curar, Ele vai nos dizer: Quer ser curado? Toma o seu leito e anda.

 

Referência: LOPES, Raymundo. Cura do Paralítico: Jo 5, 1-16. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 142.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...