A Segunda Vinda de Jesus

Mt 8, 23-27

Este Evangelho também nos fala da segunda vinda de Jesus e nos permite mais de uma abordagem. Vejamos.

I – "Jesus entrou no barco e Seus discípulos o acompanharam. E, nisso, houve no mar uma grande agitação, de modo que o barco era varrido pelas ondas. Ele dormia."

Inicialmente, duas coisas devem ser lembradas:

O mar – o medo do desconhecido;

O vento – o medo da força.

Aqui Jesus está na sua Igreja, e deixou que seus discípulos a conduzissem. Sua divindade estava quieta, serena. Sua Igreja é que não estava bem, envolvida por uma turbulência que a ameaçava. Não caminhava naquilo que conhecia: os ensinamentos de Jesus. Embora o tivesse, ignorava-o. Agora, atemorizada diante daquela situação, clama por Ele: "Senhor, salva-nos, estamos perecendo!"

Vem, Senhor Jesus! Esta invocação diária que a Igreja faz de forma não consciente, nesta hora ganha sentido, torna-se sincera e também angustiante.

"Disse-lhes Ele: 'Por que sois tão covardes, homens fracos na fé?' Depois, pondo-se de pé, conjurou severamente os ventos e o mar. E houve uma grande bonança."

Quando essas coisas começarem a acontecer, haverá ainda fé sobre a terra? A covardia havia cedido, antes, às pressões externas, deixando-se envolver pelas forças da matéria. Mas as portas o Inferno não prevalecerão sobre ela.

Jesus atende o clamor. A divindade põe-se de pé e conjura, exorciza as forças que tentavam assaltar, vergar Sua Igreja.

Depois, então, virá a bonança: o bom tempo no mar, tempo favorável à navegação, tranquilidade, serenidade.

II – Cada um de nós é uma barca de Deus e nossa vida é o mar, às vezes tempestuoso. Navegamos nesse mar revolto, levando conosco a imagem e semelhança de Deus adormecida em nosso coração. Chega um momento em que, com medo de afundarmos, pensamos em acordar esse Deus adormecido, mas não sabemos como.

Por que essa imagem e semelhança de Deus em nós fica adormecida e não sabemos despertá-la?

Ela aguarda nosso chamado. A decisão de acordá-la é nossa, uma vez que Deus não interfere em nosso livre-arbítrio, não quer ser dono de nossa vontade.

Mas temos medo de acordar esse Deus. É do nosso interesse que permaneça dormindo, pois nosso "materialismo desenfreado", nossa "Teologia interesseira" não querem ouvi-lo questionando nossa fé ou pelo que possa nos cobrar.

Jesus dorme no fundo da barca, no íntimo de nossa alma, e espera pacientemente que peçamos: Senhor, salva-nos, estamos perecendo! Se pelo menos nos momentos difíceis recorrermos a Ele, sentiremos aquele alívio que Seus discípulos experimentaram, ao exclamar: "Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

Se nossas atitudes, nosso modo de ser refletissem essa imagem divina que trazemos, ela estaria sempre ativa em nós e teríamos a paz de Deus. Isto, porém, não impediria que tivéssemos contratempos, que tempestades pudessem abater sobre nossa casa; mas quando isto acontecesse, ela não desabaria, por ter sido edificada sobre a rocha.

 

Referência: LOPES, Raymundo. A Segunda Vinda de Jesus: Mt 8, 23-27. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 225.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...