Jo 8, 21-30; 14, 1-12
"Eu vou e vós me procurareis e morrereis em vosso pecado." Morreremos no nosso pecado, porque somos filhos do pecado, do qual decorreu esta nossa natureza humana perecível, imperfeita. Apenas Nossa Senhora foi isenta do pecado, concebida sem o pecado original, por graça especial de Deus, em vista de sua maternidade divina. Daí por que foi levada ao Céu de corpo e alma (Assunção). O restante da humanidade traz consigo essa herança: "Tu és pó e ao pó tornarás".
Jesus ainda falou: "Vós sois daqui de baixo, Eu sou do alto." Com isto quis dizer: Eu sou Deus e vocês são criaturas minhas.
E continua: "Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados." Deus, então, nos dá a mesma receita em Nm 21,7-8. Morreremos nos nossos pecados; mas, se acreditarmos que Deus veio a nós, através do Verbo encarnado, sobreviveremos aos nossos pecados.1
"Perguntaram-lhe: 'Quem és tu?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. Tenho muito a falar sobre vós e a julgar;…'" Jesus disse em outra ocasião que não veio para condenar o mundo. E o que Ele quis agora dizer? Referia-se à serpente; àquilo que criamos com nossa racionalidade, fruto da razão dissociada da fé. Sobre isto haverá julgamento.
E ainda diz: "…mas Aquele que me enviou é verdadeiro e digo ao mundo tudo o que dele ouvi.' Eles não compreenderam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, então, Jesus: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai.'" O que o Pai lhe ensinou? Se perceberem, no Antigo Testamento Ele é um Pai de justiça, como podemos observar em Torre de Babel, Sodoma e Gomorra, Dilúvio, Muralhas de Jericó. Dá a impressão de que Deus está do lado de alguém, em guerra. Sim, é a luta entre o bem e o mal; o mal representado pela razão na contramão do divino. Uma alusão, também, aos acontecimentos finais destes tempos.2
"E quem me enviou está comigo. Não me deixou sozinho, porque faço sempre o que lhe agrada."
1 "Rejeitando Jesus, os judeus se perdem, sem esperança: pecado contra a verdade (vv. 40,45ss). É o pecado contra o Espírito Santo (Mt 12,31p; cf. Jo 7,34 +)."
2 "Os judeus, agora, têm oportunidade de conhecer Jesus por sua palavra; quando o conhecerem elevado, será tarde demais. Aqui é anunciada a glorificação de Jesus por sua elevação na cruz (12,32 +), que dará uma resposta à interrogação dos judeus (v. 25), mas condenando a sua incredulidade (cf. 19,37; Ap 1,7; Mt 26,64; 1Cor 2,8)."
Referência: LOPES, Raymundo. Na casa de meu Pai há muitas moradas II: Jo 8, 21-30; 14, 1-12. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 184.