A Vinha

Mt 21, 12-17.33-46; 22, 15-22.23-33

De três evangelistas nos chega uma história curiosa envolvendo Jesus. Falam dos vendedores expulsos do Templo, relatam a parábola dos vinhateiros homicidas, passam por uma situação onde é mostrada ao Mestre uma moeda com a efígie de César e depois entram num assunto sobre ressurreição, citando a viúva de sete irmãos.

À primeira vista parece discorrerem de quatro fatos distintos; mas, ao analisá-los com atenção, verificamos tratar-se de um só fato, pela íntima ligação que têm entre si. Vamos vê-los sob outra perspectiva.

I – Jesus nos fala da vinha cercada com uma sebe (cerca feita com plantas; cerca viva), abriu nela um lagar (tanque onde se espremem e se reduzem a líquido as uvas) e construiu uma torre. Depois arrendou-a e saiu de viagem. Não era, portanto, uma propriedade do homem.

Deus se mostra ao povo prometido, através dos patriarcas e profetas. Deu ao povo escolhido, neste caso os judeus, condição para habitar a torre construída e, a partir daí, deixou-o como guardião da vinha, isto é, da religião monoteísta (que admite um só Deus). Deus providencia para que o pé de uva dê frutos, mas cabe a nós plantá-lo e cuidar dele.

Deu a primeira oportunidade de uma prestação de contas, e os judeus maltrataram o corpo da religião. Deu uma segunda oportunidade, e os judeus a transformaram numa religião voltada para as obrigações sociais, muitas cerimônias etc. A terceira oportunidade foi dada através de Sua presença entre eles, o Verbo encarnado. Mataram-no, lançando-o para fora da vinha, ou seja, excluíram Jesus.

Ora, é claro que Deus não deixaria ficar assim. Tomou dos judeus o que criara e o legou a um outro povo, neste caso, aos seguidores de Cristo, pois haviam rejeitado a pedra angular (Cristo). Isso, portanto, é a Obra do Senhor.

II – "Então Jesus entrou no Templo e expulsou todos os vendedores e compradores que lá estavam." O Mestre afastou do Templo cambistas e vendilhões. Estes vendiam animais para sacrifício, dando a Caifás uma comissão sobre as vendas. Com isso Jesus atacou diretamente Caifás, razão pela qual vieram a Jesus com o assunto da moeda. Afinal, se era lícito pagar imposto a César, porque não pagar também a comissão a Caifás?

A resposta do Mestre foi clara, uma coisa é imposto a César, outra é comissão a Caifás. "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

Jesus, com isso, cobra dos judeus a dívida para com Deus, quando maltrataram o corpo da Igreja judaica, prejudicaram seu pensamento e mataram o Filho único.

III – Mas não ficou nisso, porque eles não desistiram, querendo de Jesus uma resposta sobre uma viúva de sete irmãos, que também morreu. Cristo resolve dar um basta, mostrando a eles a esterilidade com que ficou a revelação judaica.

Deus forneceu ao povo judeu, neste caso, a mulher que teve sete maridos (os sete dons do Espírito Santo) que não conseguiram fecundá-la, não deixando assim descendência, filhos (nenhum fruto).

Os três evangelistas deixam clara a lição: o povo judeu, escolhido por Deus para tomar conta de Sua manifestação na terra, transformou tudo num corpo estéril, portanto, na pessoa de Cristo, essa vinha é entregue a outro povo, os cristãos.

Resta saber se estamos dando conta do recado. Caso contrário, vamos cair no mesmo emaranhado; e, nestes tempos finais, vemos Cristo socorrer a Igreja Católica com a promessa de Sua volta gloriosa.

 

Referência: LOPES, Raymundo. A Vinha: Mt 21, 12-17.33-46; 22, 15-22.23-33. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 149.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...