Os Missionários serão Perseguidos

Mt 10, 17-22

Jesus está se referindo aqui à multidão de remidos pelo seu Sangue e levada pela vontade de retornar ao Pai, abraçando o nome de Cristo. Ele fala, até mesmo, daquelas pessoas do Antigo Testamento que não O conheceram, mas aprenderam sobre a vontade de Deus. Fala àqueles que realmente vão acolher e propagar a Boa-Nova.

Esse grande inimigo escondido na narrativa, que à primeira vista parece ser alguém influente, mais poderoso do que nós, é o demônio. A grande multidão que abraça a vontade do Pai de tornar-se homem através do Filho, que nele acredita, tem um grande motivo para ser levada à "sinagoga", isto é, de ser levada de encontro àquilo que praticavam. Esta geração de cristãos e as gerações do Antigo Testamento que abraçaram o plano de Deus de se fazer conceber naquela Virgem, Nossa Senhora, chegará ao ponto de ser subjugada.            

"O irmão entregará o irmão à morte e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer." Quer dizer, vão levar a sua herança, a sua descendência ao conflito interno. É a desavença daquela herança.

A grandeza dos ensinamentos de Jesus é muita para se restringir apenas a uma admoestação, a um aviso para doze apóstolos, alguns discípulos e mais alguém que estivesse por perto. O que Mateus, Marcos, Lucas, João escreveram segue esse plano. Não é uma história comum. Embora colocada de forma simples, para acesso a todos, é profunda e extensa, pois repercute não só na vida terrena, mas também em nossa eternidade.

Jesus não fala apenas para algumas pessoas, este é um dos motivos de não ter deixado nada escrito, embora fosse capaz de fazê-lo muito bem. Por ser o Verbo encarnado, sua função era falar. Isto está claro, quando diz: "Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como e o que haveis de falar, (…) o Espírito de vosso Pai é que falará em vós." Esta é a mensagem mais bonita deste Evangelho.

Jesus deixou aqui a prova disso, quando de Suas últimas instruções aos apóstolos: "Eis que Eu vos enviarei o que meu Pai vos prometeu (o Espírito Santo). Por isso, permanecei na cidade (Jerusalém) até serdes revestidos da força do Alto." Seus discípulos receberam o Espírito para dar testemunho e deixar escrito o que Jesus falara e fizera.

Esta narrativa nos dá a ideia central do Evangelho, porque o caminhar humano em direção a Deus, o caminhar dos que permanecerem ao lado de Cristo os colocará diante do diabo, pois ele é que estará fazendo com que todos levem as crenças às sinagogas. Colocará irmão contra irmão, pai contra filho e filho contra pai.

Nós somos participantes de uma grande orquestra criada por Deus. Ele deu a cada um de nós um instrumento para tocar. E fez uma coisa que aparentemente não deveria ter feito: permitiu que, se deixássemos, o demônio tocaria o instrumento, chegando até mesmo a reger a orquestra humana.

Devemos estar atentos, porque chegará a hora em que o mundo estará caminhando numa direção e nós noutra. Haverá um momento em que ficaremos sem luz. Quando começarmos a dizer: Meu Deus do Céu! eu comunguei trinta e cinco anos, meus joelhos estão cheios de calos, falei o quanto pude, por que estou agora nesta situação? Por que me falta luz e esperança? Por que estou desanimado? Isto acontece porque deixamos o diabo tocar o instrumento que Deus nos deu.

Mateus nos chama a atenção para estas coisas. Devemos ficar vigilantes, para que nossa descendência não seja prejudicada. Se perseverarmos nesta situação de muita ciência diante de Deus, muito pé no chão, muito racionalismo, vamos, no final, nos dar mal. O diabo estará falando por nós.

Jesus nos ensina a ficarmos firmes diante de tudo que nos acontecer, porque todo aquele que perseverar, ou seja, essa geração que mantiver sua crença em Deus, até o fim, será salva. Esta é a grande promessa de Deus. Este é o grande aviso evangélico. Fiquemos vigilantes, porque a vontade do diabo é tocar o instrumento que Deus nos deu, é reger a orquestra.

Devemos sempre fazer exame de consciência e avaliar se estamos agindo certo, se não estamos sendo guiados pelo diabo, ou se é o Espírito de Deus que está falando em nós.

 

Referência: LOPES, Raymundo. Os Missionários serão Perseguidos: Mt 10, 17-22. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 77.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...